domingo, dezembro 05, 2021

Desafios para as Políticas de Saúde no Século do Envelhecimento

 Ano 16, No. 126, Dezembro de 2021

André Cezar Medici

 

O mundo viveu nos últimos 60 anos uma transição demográfica e epidemiológica sem precedentes, graças à melhoria das condições de vida, aos avanços da medicina e da saúde pública. Embora essas melhorias tenham impactado de forma diferenciada muitas regiões do mundo, em decorrência das desigualdades nos processos de desenvolvimento econômico e social, aumentaram a longevidade das populações em diferentes partes do planeta.

Olhando para as mudanças demográficas dos últimos vinte anos e prevendo as tendências para os próximos trinta anos, fica claro que o século 21 será o século do envelhecimento. Não apenas porque os idosos como parcela da população mundial, tenderão a continuar crescendo como porcentagem da população global, mas também porque os conceitos, práticas e o cotidiano dos idosos ao longo do ciclo de vida, da atividade econômica e da proteção social deverão ser reformulados para incorporar e dar sentido a vidas mais longas, saudáveis ​​e satisfatórias.

Isso não significa que os sistemas de previdência e proteção social criados nos últimos anos terão que ser desmantelados, mas eles deverão, com certeza, estar baseados em novos conceitos e políticas de previdência e proteção social onde atividades econômicas produtivas e comportamentos mais saudáveis ​​deverão incluir um volume crescente de pessoas idosas. Um novo mundo está começando a se formar para incluir os idosos como atores relevantes nos mercados de trabalho, padrões de consumo, lazer e entretenimento.

Esses novos padrões demográficos e sociais devem estar baseados no progresso tecnológico, da ciência e da medicina. Espera-se que a população mundial atinja seu pico nas próximas décadas e comece a declinar a partir de então. O desenvolvimento sustentável da vida humana e do planeta requerem que a sociedade seja convertida de uma economia baseada no carbono para outra onde o uso generalizado de fontes de energia renováveis, levando à redução das pegadas de carbono atuais para que os desafios climáticos possam ser mitigados ou revertidos, a biodiversidade conservada e o meio ambiente protegido.

Nesse contexto, que desafios surgem do ponto de vista do mercado de trabalho para incorporar um número cada vez maior de novos idosos ativos e mais saudáveis? Como os sistemas de aposentadoria e pensão deverão ser adaptados para manter a vida da população idosa economicamente sustentável e socialmente inclusiva? Algumas das respostas a estas questões passam, necessariamente, pela discussão de como os sistemas de saúde serão gerenciados para manter as populações idosas saudáveis ​​e contando com mecanismos de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação adequados às suas necessidades de saúde. Quais políticas públicas seriam desejáveis ​​ou já estão começando a se tornar realidade ao nível internacional para trazer soluções inovadoras e sustentáveis ​​para esses desafios?

Um vasto conjunto de tendências, dados e projeções relacionadas ao envelhecimento no século 21 foram explorados por muitos autores e organizações internacionais. A Divisão de População do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA) publicou uma sequência de quatro relatórios entre 2002 e 2015 sobre Envelhecimento da População Mundial (WPA), documentando extensivamente as tendências de envelhecimento e dados demográficos e socioeconômicos relacionados e projeções de previsão pelas próximas décadas. Um desses relatórios, publicado em 2015, sintetizou várias tendências relacionadas ao envelhecimento populacional, seus vetores demográficos e sua relação com o desenvolvimento sustentável. O último desses relatórios[i] atualiza informações para as estimativas atuais da população e faz análises sobre como o envelhecimento da população afeta os ativos, as transferências econômicas intergeracionais e o trabalho no futuro, além de discutir as implicações políticas dessas transformações.

Para responder a estas questões no que se refere às políticas de saúde a Divisão de População da Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um artigo que escrevi, o qual detalha as tendências e desafios das políticas públicas de saúde, ao nível global, para enfrentar os temas deste século do envelhecimento.

O artigo se chama Health Sector Challenges and Policies in the Context of Ageing Populations e pode ser baixado em PDF no link permanente abaixo:

https://www.un.org/development/desa/pd/sites/www.un.org.development.desa.pd/files/files/documents/2021/Nov/technical_paper_healthy_life_expectancy_29nov.2021_0.pdf

O objetivo deste artigo é atualizar, na esteira desse processo de envelhecimento, as seguintes questões: Quais são as condições de saúde e os riscos à saúde que envolvem as populações em envelhecimento? Quais são as tendências relacionadas a morbidade e a incapacidade associada à doença na terceira idade e os desafios econômicos relacionados? Como a promoção e a prevenção na saúde dos idosos podem contribuir para uma vida mais saudável com custos sustentáveis? Que tipo de serviços e sistemas de proteção social à saúde estão disponíveis para aumentar o acesso aos cuidados e garantir proteção financeira da saúde para a população idosa?

A pandemia Covid-19, desde o início de 2020 até o presente, representou um grande desafio para os governos e para a população idosa. Afetou desproporcionalmente a mortalidade em idades mais avançadas e o funcionamento de instituições voltadas para pessoas idosas, como asilos, lares e comunidades de idosos. Mas as medidas de proteção para essas populações aumentaram, assim como as novas políticas sociais também ajudaram a reverter parcialmente essa situação. Em qualquer caso, o mundo pós-pandêmico apresenta novos desafios para os idosos que precisam ser enfrentados.

Em síntese, este artigo busca investigar como esses desafios foram enfrentados até o momento, incluindo soluções de políticas em países selecionados, para reduzir esses riscos e trazer soluções para alcançar vidas saudáveis, ativas, sustentáveis ​​e de qualidade para essas novas gerações de idosos que ocuparão este século de envelhecimento. Espero que vocês se interessem, possam acessar e ler o artigo, a partir do link colocado anteriormente.



[i] United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division (2019). World Population Ageing 2019: Highlights (ST/ESA/SER.A/430).

Nenhum comentário: